CEFR - Rockfeller Brasil Franchising

CEFR

regular

O material didático da Rockfeller segue os padrões estabelecidos pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), um padrão internacional desenvolvido pelo Council of Europe, utilizado para descrever e nivelar habilidades linguísticas.

De acordo com o CEFR, há três tipos de falante: básico, independente e proficiente, que se subdividem nos níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Básico

Iniciante

A1 Pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases muito básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outras pessoas e perguntar e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece e coisas que possui. Consegue interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.

Básico

A2 Pode compreender frases e expressões usadas com frequência relacionada a áreas de relevância mais imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares muito básicas, compras, geografia local, emprego). É capaz de comunicar-se em tarefas simples e de rotina que requerem uma troca simples e direta de informações sobre assuntos familiares e de rotina. Consegue descrever de modo simples aspectos de sua experiência, ambiente imediato e assuntos em áreas de necessidade imediata.

Independente

Intermediário

B1 Pode compreender os pontos principais de comunicação clara e padrão sobre assuntos familiares encontrados regularmente no trabalho, escola, lazer, etc. Consegue lidar com a maioria das situações que podem surgir durante uma viagem a um local no qual a língua é falada. Consegue produzir textos simples e coesos sobre temas que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições e expor brevemente razões e explicações sobre opiniões e planos.

Intermediário Avançado

B2 Pode compreender as ideias principais de textos complexos sobre temas concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas em sua área de especialização. Consegue interagir com um grau de fluência e espontaneidade que possibilita a interação normal com falantes nativos sem que haja tensão para nenhuma das partes. Pode produzir textos claros e detalhados sobre uma ampla gama de assuntos e explicar um ponto de vista sobre um assunto atual, apresentando as vantagens e desvantagens de diversas opções.

Proficiente

Avançado

C1 Pode compreender um vasto número de textos longos, complexos e exigentes, e reconhecer significado implícito. Pode expressar-se de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito obviamente as expressões. Pode usar a linguagem de forma flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. É capaz de produzir textos claros, bem-estruturados e detalhados sobre assuntos complexos, demostrando uso controlado de padrões organizacionais, de conectivos e de recursos coesivos.

Fale com uma Escola