Especial: Dia Mundial do Rock - 13 de Julho - Rockfeller Brasil Franchising

Especial: Dia Mundial do Rock – 13 de Julho

13 de julho de 2016

Dia Mundial do Rock? Só se for para os brasileiros! Apesar de se chamar “Dia Mundial do Rock”, a data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 90, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock começaram a mencionar a data em sua programação.

Bob Geldof (1985)

Bob Geldof (1985)

De onde surgiu esta comemoração? Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou um evento chamado “Live Aid”, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos (transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países) tinha o objetivo principal chamar a atenção do mundo e arrecadar fundos para erradicar a fome na Etiópia. O evento chamou a atenção por contar com a presença de muitos artistas famosos na época: U2, David Bowie, Queen, The Who, Paul McCartney e sobreviventes do Led Zeppelin, entre outras bandas. Os shows alcançaram o objetivo e abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano.
Apesar de ser comemorada no Brasil há mais de 30 anos, a data é completamente ignorada em todo o resto do mundo. Outros países e localidades não têm uma data específica para celebrar o estilo musical ou tem até outras datas. Nos EUA, poucas pessoas comemoram o dia do Rock no dia 9 de julho, em homenagem ao programa “American Bandstand, de Dick Clark, que estreou nessa data.
E ai Rockers, lembraram de mais “coisinhas” dedicadas ao Rock no Brasil? Sim, no Brasil temos ainda a cidade do Rock, Jacarepaguá (RJ), onde acontece o Rock In Rio, a Galeria do Rock, em São Paulo (SP) com 450 lojas com predominância para o comércio de produtos relacionados ao rock e até um mês todo dedicado ao Rock através do Festival Abril para o Rock (Recife, PE).

Rock In Rio (1985)

Rock In Rio (1985)

Uma das curiosidades do Rock in Rio, o maior festival de música do mundo, é que ele não acontece só no Rio de Janeiro. Apesar do nome, o evento que foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, também já aconteceu em Portugal, na Espanha e nos Estados Unidos. O primeiro Rock in Rio ocorreu também em 1985 (lembra da data dos shows simultâneos?). No mês de janeiro daquele ano, 1 milhão de pessoas assistiram a 28 bandas e artistas, entre elas AC-DC, B’52, Iron Maiden, Ozzy Osbourne e Queen. Entre as nacionais estavam Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Kid Abelha. O festival é considerado o oitavo melhor do mundo pelo site especializado Festival Fling e tornou-se um evento de repercussão mundial, tendo sua primeira edição fora do país em 2004, no primeiro Rock in Rio de Lisboa, Portugal.
No início o Rock consistia basicamente na fusão desses ritmos negros com a música “branquela” country. Na década de 60, o rótulo foi abreviado para rock, para abranger as mudanças provocadas por artistas como Bob Dylan e Beatles, abrindo um leque de infinitas variações: rock psicodélico, rock progressivo, folk rock, hard rock, heavy metal etc etc. A partir daí, o termo rock in roll (ou rocknroll, conhecido também como rock’n’roll) passou a significar exclusivamente o estilo original, característico da década de 50.

Qual foi a primeira banda de rock?

bill-haley-his-comets-platinum-disc

Bill Haley & His Comets (Disco de Platina)

Não existe consenso, mas muitos historiadores do gênero apontam Bill Haley & His Comets (Bill Haley & Seus Cometas), grupo que surgiu nos EUA em 1951. A banda anterior do artista, Bill Haley and the Saddlemen (Bill Haley e os Seleiros), tocava country, mas acabou trocando de nome por causa das mudanças na sua sonoridade, que começaram com a cover da música “Rocket 88”. Eles incorporaram elementos do blues, do jazz, do rhythm and blues e do gospel (estilos tocados pelos negros) ao country e ao folk (tocados pelos brancos). Dois anos depois, os “Cometas” emplacariam o primeiro sucesso de rock nas paradas americanas, “Crazy Man, Crazy”. (por Victor Bianchin – Abril.com.br)

 

 

Qual é a banda de rock que está há mais tempo na estrada?

The-Rolling-Stones-Press-Claude-Gassian-Crop

The Rolling Stones (2016)

Os Rolling Stones, com mais de 40 anos de palco. Os integrantes, todos sexagenários, são capazes de empolgar as multidões tocando clássicos como “Satisfaction” e “Street Fighting Man”. Em segundo lugar, aparecem os também ingleses The Who. Liderado pelo guitarrista e compositor Pete Townshend, o grupo estreou em 1964 e nunca deixou de fazer reaparições esporádicas.
O recorde dos Stones é superado, pelos irmãos australianos Robin, Barry e Maurice Gibb, na ativa desde 1958, o grupo faria 58 anos de carreira em 2016, mas declarou seu fim (meados de 2003) após falecimento de um dos integrantes.

Pink-Floyd-Led-Zeppelin

Pink Floyd e Led Zeppelin

Qual é o disco de rock mais vendido de todos os tempos?
Nós apostaríamos em um empate técnico entre The Wall (1979), do Pink Floyd, e Led Zeppelin IV (1971), do Led Zeppelin, ambos na casa das 40 milhões de cópias. É impossível obter uma resposta mais precisa, porque não existe uma instituição que levante os números de venda de discos em todo o globo. O Guinness, o “livro dos recordes”, aponta como álbum mais vendido de todos os tempos Thriller (1982), de Michael Jackson, com vendagem hoje calculada em 47 milhões de cópias. Mas ninguém classificaria esse disco na categoria rock. (Fonte: José Augusto Lemos, Abril.com.br)

Gostou? Aí vão algumas dicas de filmes pra você curtir um pouco mais da história do Rock e ainda treinar seu Inglês:

Os Cinco Rapazes de Liverpool (1993)
The Worders (1996)
Quase Famosos (2000)
Detroit Rock City (1999)
Aconteceu em Woodstock (2009)
Escola de Rock (2003)
Shine a Light (2008)
Pink Floyd – The Wall (1982)
Across The Universe (2007)
Iron Maiden – Flight 666 (2009)
Kurt Cobain: Montage of Heck (2015)
Elvis e Nixon (2016)

Quer aprender a falar Inglês? Então corre para a Rockfeller mais próxima e garanta a sua matrícula. Aqui você aprende a falar Inglês de Verdade, de forma rápida, com muita conversação, tudo o que você precisa para assistir filme sem legenda e ainda conseguir se comunicar fora do Brasil.

CLIQUE AQUI e dê o primeiro passo para aprender Inglês de Verdade!

Fale com uma Escola